Você acha importante que as crianças gostem de ler? Esse é um hábito que atua no desenvolvimento humano de forma única. Nesse sentido, o ideal é que os pequenos tenham acesso a uma variedade literária.
Provavelmente, você já conheceu uma criança que diz não gostar de ler, certo? Em casos assim, o mais provável é que ela apenas não conheceu ainda um tipo de livro com elementos capazes de prender sua atenção.
Cada espécie de literatura abre portas para novas possibilidades e visões de mundo. Construir repertório é fundamental para desenvolver interesses.
Também é importante dar às crianças liberdade de escolha. Isso contribui para o interesse continuado pelo hábito ao dissociar a leitura da ideia de obrigatoriedade.
Variedade literária pode incluir o quê?
Para que cada um saiba do que gosta, é preciso ter acesso à variedade literária: uma quantidade razoável de gêneros, de épocas e locais de origem diferentes, tipos de linguagem, estruturas narrativas, estilos de ilustração…
Isso vale não só para os pequeninos, que ainda estão descobrindo a leitura, mas também os mais velhos, que estão consolidando a personalidade. A seguir, confira como alguns tipos de livros podem ser interessantes.
Antologias poéticas
Engana-se quem pensa que é difícil para os pequenos assimilar os textos das poesias, cheios de figuras de linguagem. Na verdade, esses textos curtos, o ritmo e as rimas ajudam na leitura, inclusive de outros gêneros.
Aventuras fantásticas
Um tipo de história que leva os pequenos leitores a tempos e lugares bem diferentes daqueles que fazem parte do cotidiano. Por isso mesmo, essas ambientações ampliam a percepção e incentivam a imaginação.
Biografias
As histórias de pessoas que deixaram a sua marca no mundo são inspiradoras e mostram como os sonhos podem ser alcançáveis. Como se trata de vidas reais, há uma grande chance de identificação por parte dos leitores.
Contos de fadas
Ambientados na forma de sonhos, a linguagem abre espaço para a inserção de vários símbolos ligados à essência humana. Ainda assim, exemplos e sentimentos positivos e negativos aparecem de forma direta.
Fábulas
Valores universais e atemporais são abordados com simplicidade, para que as crianças assimilem. Cada espécie animal possui características típicas, que ilustram ensinamentos e comportamentos de fácil identificação.
Ficções históricas
Eventos do passado, desde a vida nas civilizações antigas até os acontecimentos mais recentes. Tudo pode ganhar vida com uma linguagem mais atraente o que a de muitas aulas da escola.
Lendas folclóricas
O legado cultural reforça os sentimentos de identidade e pertencimento. Histórias que levam ao respeito sobre as tradições e crenças de pessoas de várias épocas e locais, inclusive do mundo ao redor.
Livros de imagem
As ilustrações já prendem a atenção das crianças muito antes de elas aprenderem a ler as palavras escritas. Nas obras infantis, as imagens adicionam significado, profundidade, contexto e detalhes.
Para oferecer variedade literária às crianças
Bem, se o que você quer é que os pequenos tenham opções, participar de um clube de assinatura pode ser o que procura. Assim, todo mês chegará um tipo diferente de livro à sua casa, sempre de acordo com a idade.
Por isso, quero te convidar a conhecer as modalidades de assinatura do Clube Foca. A nossa curadoria é feita pensando em oferecer variedade literária, para que os momentos de leitura sejam sempre os melhores.