Qual foi o último livro que você leu? Um romance, mistério, biografia, poesia, autoajuda, quadrinho? Não importa o gênero, cada obra oferece uma experiência única, para que você leve consigo para o resto da vida.
A cada livro lido, você amplia o seu repertório ao conhecer novos mundos, personagens e formas de pensar. Podemos dizer, então, que a literatura é um meio de tornar possível atravessar as barreiras do tempo e do espaço.
Isso faz com que seu senso crítico e a sua compreensão do mundo ao redor só aumentem. A leitura também desenvolve o vocabulário, a linguagem, a escrita, a criatividade, a imaginação, o raciocínio lógico e a inteligência emocional.
Incentivando o hábito de leitura
De acordo com a 5ª edição do estudo Retratos da Leitura no Brasil, publicado em 2020, os brasileiros leem, em média, quatro livros por ano. Considere ainda que a pesquisa incluiu aquelas obras que as pessoas só leem uma parte.
Claro, boa parte do desinteresse acontece por causa da preferência pelas formas mais passivas de comunicação, como a TV e os vídeos no YouTube.
Então, aqui fica um alerta para quem considera importante que as crianças adquiram desde cedo o hábito de ler. Para que funcione, elas precisam desenvolver esse hábito não por obrigação, mas sim porque querem.
Delegar essa responsabilidade unicamente à escola ou culpar as políticas públicas é um erro. Mais do que isso, o primeiro passo para reverter esse quadro deve ser dado em casa.
Apresente a leitura como algo prazeroso. Procure desfazer a associação que as crianças costumam fazer dos livros com a chatice e as obrigações da escola.
O ideal é que esse processo ocorra sem mudanças bruscas na rotina. Quanto mais naturalmente a leitura for inserida no dia a dia da família, mais provável de que o hábito seja levado pelas crianças por toda a vida.
Como dar o exemplo?
A admiração com que os pequenos veem os adultos e irmãos mais velhos faz com que eles os tenham como referência. Assim, acabam copiando muitos dos hábitos, atitudes e preferências pessoais, muitas vezes, inconscientemente.
Então, pouco adianta tentar convencer uma criança de que ela precisa ler, se tanto você como as outras pessoas da família preferem ficar no celular. Por isso, saiba que você deve ser a primeira pessoa a, desde cedo, dar o exemplo.
Ok, eu sei que a sua rotina é corrida e mal dá tempo para se dedicar. Pois saiba que não é necessário investir muito tempo para se manter como leitor ativo. Em muitos casos, reservar 15 minutos do seu dia à leitura já é suficiente.
Deixe que as crianças vejam que você mantém uma rotina pessoal de leitura. Procure falar com elas sobre o último livro que leu, deixando transparecer o seu entusiasmo.
Esse tipo de atitude é algo capaz de despertar a curiosidade e o interesse dos pequenos, fazendo com que se encantarem por esse universo também.
Leia também em família
Além da leitura solitária dos livros do seu interesse, é importante procurar obras infantis para ler junto dos seus filhos. Para quem realmente acredita no poder da literatura, participar de um clube de assinatura é uma ótima opção.
Conheça o Clube Foca, criado para incentivar o hábito de leitura e estreitar os laços de afeto entre as pessoas que mais se amam no mundo! E então, voltando à nossa pergunta inicial, qual foi o último livro que você leu mesmo?