You are currently viewing Qual foi o primeiro livro que você leu?

Qual foi o primeiro livro que você leu?

Quem não gosta de um #tbt? Hoje, vamos voltar no tempo um pouquinho mais do que de costume para te fazer uma pergunta: você se lembra do nome do primeiro livro que leu na vida?

Bem, a verdade é que, mesmo a primeira infância sendo uma das principais fases da vida, acabamos nos esquecendo de boa parte do que fez parte dela. Passa o tempo, a gente cresce, se desenvolve e cria outros interesses.

Aí, chega um dia em que vem aquela vontade de matar a saudade e resgatar os elementos que fizeram parte daquela época gostosa: “Como era mesmo o nome daquele livro que eu peguei na biblioteca da escola?”

Anos depois, a recordação do primeiro livro continua na memória de muitas pessoas. A felicidade ao reencontrá-lo em um site especializado em nostalgia, em uma loja virtual ou algum sebo é algo incomparável!

Primeiro livro pode ser o passo inicial do amor pela leitura

Menino lendo quadrinhos. Imagem ilustrativa texto primeiro livro.

Há alguns anos, existiam aquelas coleções destinadas a atrair os jovens e crianças para o mundo da leitura. Saiba que muitas delas existem até hoje. É comum ainda ter nas histórias em quadrinhos as memórias mais antigas.

Muitos livros ficam na nossa memória por causa da identificação com o momento que estamos vivendo.

Para quem é amante de leitura, cada época tem um ou alguns títulos que marcam mais. Eles se tornam símbolos dessas fases da vida por causa das narrativas envolventes ou dos sentimentos e emoções que provocam.

Ainda assim, o primeiro livro de que lembramos é particularmente especial. Afinal, é provável que tenha sido ele que nos apresentou ao mundo da literatura ou que iniciou o nosso gosto por esse universo.

Pode ser um clássico, presente na alfabetização das pessoas de várias gerações. Também pode ser uma obra, nacional ou estrangeira, que estava na moda no momento.

Cada pessoa tem uma lembrança única

Menina sentada no chão com livro. Imagem ilustrativa texto primeiro livro.

Algumas pessoas têm boas lembranças das primeiras leituras compartilhadas com adultos. Outras associam mais esses momentos com as brincadeiras e acabam nem se lembrando direito dos títulos.

Também há quem associe o primeiro livro a algo espontâneo, ou seja, a primeira leitura autônoma.

Aqui, cabem algumas perguntas sobre a escolha: o que será que chamou a atenção para que, dentre tantas opções, aquela leitura fosse escolhida? Teria sido o título? A ilustração da capa? Sobretudo, por que foi tão marcante?

Muitos se lembram dos primeiros livros recomendados pela escola. A questão é que, nem sempre, essas experiências são as melhores. Afinal, é normal acabarmos associando tudo relacionado à escola com obrigação.

Ainda há muitas instituições que veem os livros como meras ferramentas para ensinar conteúdos que fazem parte do currículo.

Com isso, os aspectos de estímulo à curiosidade e convite à brincadeira acabam sendo deixados em segundo plano. Esse é um erro que pode acabar afastando ainda mais as crianças do prazer pela leitura.

Invista em uma experiência inesquecível com o primeiro livro

Como você viu, as leituras iniciais são marcantes na vida de uma pessoa. O livro certo, apresentado na idade adequada, é capaz de criar o gosto pela leitura que perdura por toda a vida.

Então, é importante que essas obras sejam escolhidas sabiamente. Tanto o nível de leitura como os temas abordados devem estar de acordo com o universo das crianças.

Pensando nisso, a curadoria atenciosa de um clube de assinatura é um auxílio e tanto! Em pouco tempo, a criança já terá uma pequena biblioteca em casa, a qual poderá recorrer sempre que quiser se lembrar de um momento gostoso.

Você quer que as experiências com o primeiro livro e as seguintes sejam as melhores? Conheça os planos do Clube Foca!

Deixe um comentário