Muitas vezes, os pais, tios, avós e padrinhos até veem a importância do incentivo ao amor pela literatura desde cedo. Ainda assim, pode ser difícil saber como fazer a leitura com cada idade.
Afinal, tanto a leitura desafiadora como a “bobinha” demais são desestimulantes. A abordagem com um bebê é bem diferente daquela que é feita com uma criança mais crescida.
Você quer iniciar bons hábitos nos pequenos sem o risco de causar uma impressão oposta à desejada? Para te ajudar, confira neste post algumas dicas de como fazer a leitura com cada idade.
Pré-leitores (até 2 anos)
Nessa fase, os livros decodificam não apenas o alfabeto, mas todo o mundo ao redor. O encantamento pela leitura começa antes de as crianças aprenderem a ler e escrever. Na verdade, quando ainda estão na barriga da mãe!
Os bebês ainda estão aprendendo o significado das palavras, mas já escutam tudo que as outras pessoas dizem. Eles já exploram o mundo por meio dos cinco sentidos. Por isso, é importante a leitura compartilhada com um adulto.
Faça entonações diferentes para o narrador e cada personagem da história. Use e abuse das cantigas populares, dos sons, dos gestos e das mímicas que usam todo o corpo.
Leitores iniciantes (3 a 5 anos)
Aqui, os repertórios de mundo e de linguagem se ampliam. Ainda assim, as crianças são cheias de perguntas sobre tudo. Elas contam até 10, têm o vocabulário maior e estão se familiarizando com as letras.
Antes de começar a história, antecipe alguns trechos mais curiosos, como forma de aguçar o interesse. Como a linguagem já está melhor desenvolvida, a leitura compartilhada gera conversas interessantes.
Você também pode estimular interações como: preencher espaços em branco, desenhar, pintar, adivinhar o que vem a seguir… Após a leitura, incentive as crianças a recontarem a história ou desenharem o que mais gostaram.
Leitores autônomos (6 a 8 anos)
As crianças já estão na escola, e o espaço da leitura na rotina aumenta a cada dia. Com dificuldade ou não, elas já conseguem ler sozinhas. Ainda assim, as experiências de leituras compartilhadas continuam enriquecedoras.
Para elas, as ilustrações ainda desempenham um papel fundamental. No entanto, são recomendadas as leituras que exercitam a concentração por um tempo maior. Reveze com as crianças a leitura em voz alta.
Você também pode usar o tema principal do livro como base para uma boa conversa. Também dá para escolher filmes e desenhos que, de alguma forma, se conectam com o livro, para assistirem juntos.
Leitores fluentes (9 a 12 anos)
As crianças dessa idade já entendem como funciona a vida cotidiana, expressam melhor suas opiniões e querem fazer muitas coisas sozinhas. Além disso, são ótimas questionadora sobre valores éticos e morais.
É nessa faixa que costumam fazer sucesso as obras que exigem maior fluência e repertório de vocabulário, de linguagem e de mundo. No entanto, note que isso não significa necessariamente que os textos são maiores.
Com criatividade, ainda são possíveis experiências bem interessantes. Uma opção é que cada um leia o mesmo livro individualmente e, depois, troquem as próprias impressões sobre a história e a mensagem.
Gostou das nossas dicas de como fazer a leitura com cada idade?
Lembre-se de que tanto as dicas acima como as classificações indicativas dos livros são apenas para te ajudar a se orientar.
No entanto, é claro que cada pequeno leitor é único. Por isso, no Clube Foca de assinatura de livros infantis, você pode escolher títulos para todas as faixas etárias, com liberdade.
Conheça nossos planos! Os nossos especialistas fazem a curadoria com carinho e te ajudam na melhor leitura possível com cada idade.