Poucas coisas na vida são tão boas quanto estar na companhia das pessoas que mais amamos no mundo, não é mesmo? Neste post, veja como a leitura aproxima a família ainda mais.
Escolhido com carinho, o livro infantil permite que a criança associe a leitura como parte das brincadeiras do dia a dia.
Por sua vez, as brincadeiras representam a porta de entrada para outros mundos, aos quais o adulto é convidado para ir junto.
A leitura é algo que proporciona momentos aconchegantes entre filhos, pais, irmãos, tios e avós.Abaixo, confira como os livros criam momentos capazes de estreitar os laços afetivos.
Demonstra atenção e cuidado
Antes de começar, certifique-se de que o seu momento de leitura será totalmente dedicado. Portanto, fique, pelo menos um pouquinho, longe do celular e de qualquer outra coisa que possa desviar a atenção.
O seu foco deve ser não apenas no livro, mas também na própria criança. Sentar-se ao lado da cama dela para uma conversa antes de dormir ou colocá-la em seu colo é uma forma de mostrar que você está ali, totalmente presente.
Cria lembranças felizes
É na infância que se tem boa parte dos registros que ficarão para sempre na memória afetiva. Por isso, as lembranças dos livros que vocês leram juntos fortalecem a relação um pouquinho mais.
A leitura em família é perfeita para a transição entre as horas mais agitadas e as mais tranquilas do dia. Ela pode, facilmente, fazer parte da rotina e ocorrer antes de dormir, depois do dever de casa ou nos fins de semana.
Abre espaço para o conhecimento mútuo
A comunicação saudável entre os familiares é fundamental. Saiba que, ao ler para uma criança, vocês estão dialogando. A cada leitura, ela aprende algo novo sobre você e vice-versa.
Afinal, a leitura permite as trocas de pensamentos, ideias e opiniões, além de olhares e umas boas risadas. Por isso, um livro também pode ser um facilitador para filhos e pais que, por algum motivo, possuem barreiras na comunicação.
Promove maior envolvimento entre todos
Toda criança adora quando os pais, sempre tão ocupados, reservam um tempinho para brincar. Quanto mais você se envolver na brincadeira, maior será o significado daquela experiência para ela.
A propósito, aqui vai uma informação importante: você não precisa de muito para envolvê-la na narrativa. Com um pouquinho de disposição, é possível ter um momento mágico para todos em uma leitura que aproxima a família.
Convida o adulto a resgatar a própria infância
O “mundo real” sempre nos cobra que larguemos a fantasia e a brincadeira de lado, não é mesmo? No entanto, ao testemunhar a visão inocente da criança sobre a vida, resgatamos um pouco da própria imaginação e sensibilidade.
Os pequenos adoram brincar que já são grandes e reproduzem aquilo que veem os pais fazendo. Por isso, perca a vergonha e volte a ser criança um pouquinho. Afinal, ela não esconde a vontade que tem de ser como você!
Permite a discussão sobre todos os tipos de assuntos
A conexão emocional pode ir muito além das palavras de afeto e as leituras em família podem oferecer mais do que está no texto. Deixe que a criança interfira livremente e dê espaço para que os diálogos surjam.
As metáforas, ilustrações e vivências dos personagens de cada história podem servir de porta de entrada para uma série de discussões. Isso inclui assuntos difíceis como violência, medo, morte ou separação.
Torna evidente a união dos sentimentos
O livro é um ótimo veículo para a expressão de sentimentos e emoções. Por isso, a leitura em família oferece boas oportunidades para estimular a cumplicidade e a confiança entre os filhos e pais.
A empatia em relação aos medos, tristezas e alegrias dos personagens faz com que todos exponham um pouquinho dos próprios sentimentos e emoções. Quer forma melhor de conhecer a pessoa que está conosco?
Traz a sensação de pertencimento
As rotinas familiares carregam junto uma sensação de pertencimento, que pode estar implícita. No caso dos momentos de leitura, tanto quem lê como quem escuta se sente mais parte da família.
Ah, e não se esqueça de um abraço bem gostoso assim que acabar de ler! Isso ajudará a trazer a sensação de segurança, que continuará mesmo depois de cada um ir para o seu quarto.
Viu só como a leitura aproxima a família?
Você também acredita que a leitura aproxima a família ainda mais? Então, quero te convidar a conhecer o Clube Foca, pensado justamente nos seus bons momentos com as pessoas que mais ama no mundo.