You are currently viewing Bebeteca é uma ótima ideia! Separamos 10 dicas para você fazer a sua

Bebeteca é uma ótima ideia! Separamos 10 dicas para você fazer a sua

Para começar, saiba que “bebeteca” não é uma palavra que inventamos. No dicionário, esse é o nome do “local onde se encontram reunidos livros e outros materiais lúdicos e pedagógicos específicos para bebês”.

Por “bebê”, entende-se aqui a primeira infância, ou seja, o período entre nascimento e os 3 anos de idade. O termo ficou conhecido em 1987, em uma palestra realizada em Salamanca, na França.

Na ocasião, foram discutidas práticas para promoção da leitura em creches. Anos depois, as bebetecas (ou babytecas) passaram a ser adotadas como seções dentro das bibliotecas convencionais.

Menina no chão, com livro. Imagem ilustrativa texto bebeteca.

A verdade é que pode ser interessante ter um espaço dedicado à literatura em qualquer local onde haja atendimento infantil. Também dá para fazê-lo em casa, para promover a leitura em família.

Por que fazer uma bebeteca em casa?

As histórias ampliam as experiências, o que contribui para a formação humana. Para que isso ocorra de forma eficiente, a leitura não pode ser encarada como se fosse obrigação. O ideal é que a criança tenha o hábito de ler por prazer.

No entanto, as distrações eletrônicas disputam pela atenção dos pequenos o tempo todo, o que dificulta que se lembrem de ler por iniciativa própria. Por isso, o incentivo por parte dos pais é fundamental.

Sabe o que é melhor? Não existe idade certa para começar esse incentivo. Na verdade, é possível estimular o bebê que ainda está na barriga da mãe.

Os livros irão ajudar na apreciação estética, no vocabulário e na familiarização com a linguagem escrita em seu uso formal. Em outras palavras, o desenvolvimento da fala e da escuta e, mais tarde, da leitura e da escrita.

Note ainda que há livros feitos para que a criança manuseie livremente. Outros são próprios para o adulto ler em voz alta. Ler para um bebê é um ato de afeto, algo que fortalece a segurança emocional e o vínculo entre pais e filhos.

A bebeteca é uma maneira de possibilitar o surgimento de ocasiões em que a leitura faça parte. Tanto os filhos como os pais são encorajados a buscar na literatura os momentos de diversão e proximidade.

Bebê com livro. Imagem ilustrativa texto bebeteca.

Veja o que observar ao fazer a sua bebeteca

Se você pensa em ter em casa um espaço reservado à leitura, leve em conta os detalhes capazes de tornar suas experiências em família ainda melhores.

1. Escolha o lugar certo

Faça o seu cantinho em uma parte da casa pela qual as pessoas costumam passar. Aproveitar um quarto que ninguém usa até parece bom, a princípio. Porém, com o tempo, pode dificultar a iniciativa de ir lá para pegar um livro.

2. Prefira as estantes

Se a questão é lembrar de que os livros existem, eles também não devem ficar em um armário fechado. Dê preferência às estantes, onde eles ficarão visíveis. As cores e os desenhos das obras se encarregarão de despertar a curiosidade.

3. Use a criatividade para incentivar a leitura

Não confie que o simples fato de os livros estarem expostos já é o suficiente para convidar à leitura. Por isso, de vez em quando, tome a iniciativa de pegar um na estante. Confie na sua criatividade para torná-lo ainda mais chamativo.

4. Torne o ambiente acolhedor

Você quer que o seu local de leitura ofereça acolhimento e conforto, certo? Então, faça a decoração com tapetes, almofadas e cores suaves. Isso torna o ambiente ainda mais atraente para os momentos de ler e escutar histórias.

5. Veja se a área é bem iluminada e espaçosa

Ao mesmo tempo em que precisa ser acolhedor, o ambiente deve ser bem iluminado, para não exigir muito esforço na hora da leitura. Ele também precisa ter espaço para que a criança brinque e se movimente livremente ao redor.

6. Previna eventuais acidentes

Como você sabe, os pequenos já são, naturalmente, agitados. Por isso, evite acidentes. Certifique-se de que a estante seja feita de material resistente, e baixa o suficiente para que um livro possa ser visto e pego sem dificuldades.

Menina no chão segurando brinquedo de encaixe, com estante e sofá ao fundo. Imagem ilustrativa texto  bebeteca.

7. Pense em ter caixas ou cestos

Outra boa ideia para facilitar o acesso aos livros é usar cestos ou caixas organizadoras. Aliás, você pode facilitar a localização de cada título separando-os por gêneros literários, coleções, materiais, tamanhos, formatos etc.

8. Tenha um objeto especial

Além das obras, a sua bebeteca pode ter um item especial. Pode ser um boneco, uma almofada, uma fantasia, uma varinha de condão etc. Enfim, alguma coisa que simbolize a entrada para o mundo mágico da leitura.

9. Reserve um espaço para as lembranças

Outra boa ideia é ter um baú ou estante para valorizar a leitura e as boas lembranças. A cada história, deixe que a criança escolha um objeto a ser acrescentado e que, de alguma forma, tenha relação com aquela leitura.

10. Ofereça variedade de opções

Talvez você valorize mais um tipo específico de literatura. Ainda assim, a variedade é importante. Mesmo que estejamos falando somente de obras direcionadas para a primeira infância, saiba que há inúmeras opções.

Dica extra para a bebeteca ideal

Uma boa opção para quem quer começar um cantinho de leitura em casa é participar de um clube de assinatura de livros infantis. Assim, a cada mês, chegará em sua casa um título novo, selecionado por especialistas.

O legal é que você não precisa “gastar” a leitura logo no mês em que o livro chega. Afinal, é normal que a criança prefira reler aqueles que mais gosta do que conhecer um novo.

Não há problema nesse hábito, que traz a sensação de conforto. Então, continue relendo as mesmas histórias. Os outros títulos estarão lá esperando até que ela se sinta preparada para conhecê-los.

Com um clube de assinatura de livros infantis, em pouco tempo, você já terá uma pequena bebeteca, para usar na hora em que quiser. Conheça os períodos de assinatura do Clube Foca.

Deixe um comentário