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Ler em casa e na escola, certamente, não é o mesmo! Veja as diferenças

Avó e neto com livro. Imagem ilustrativa texto ler em casa e na escola.

Desenvolver-se emocionalmente e cognitivamente, viajar para outros lugares e outros tempos por meio da literatura é tudo de bom, não é? No entanto, saiba que há algumas diferenças entre ler em casa e na escola.

Mesmo que os pais reconheçam o valor da literatura na vida de uma criança, são muitos os que delegam a função exclusivamente aos professores.

A verdade é que o quanto antes os bons hábitos forem incentivados, melhor. Por isso, o incentivo à leitura pode começar em casa.

Afinal, ler para a criança que ainda não é alfabetizada ou mesmo para o bebê que está na barriga da mãe já pode trazer uma série de benefícios. Cabe aos educadores apresentar outros objetivos e possibilidades. Veja quais.

As finalidades não são as mesmas ao ler em casa e na escola

A escola dá boa parte da formação necessária para preparar as crianças para o que elas enfrentarão no futuro, como as vidas acadêmica e profissional. Nesse sentido, é comum usar a literatura para finalidades específicas.

Nas aulas de Português, há a interpretação de texto, o vocabulário, a gramática e a redação. História, Geografia, Ciências e até mesmo a Matemática também podem usar recursos literários para a assimilação de conteúdos.

Muitos projetos pedagógicos incluem ainda valores sociais e emocionais. Assim, os livros são escolhidos por tratarem de temas que a escola quer que sejam abordados em sala de aula.

Meninas escrevendo juntas. Imagem ilustrativa texto ler em casa e na escola.

Por outro lado, a leitura em família é uma ótima forma de criar momentos aconchegantes. O hábito estreita os laços afetivos, promove a sensação de pertencimento e permite que todos se conheçam mais.

As interpretações mais ricas demandam um tempo maior

O próprio conceito de interpretação já demonstra que ela é algo que varia de pessoa para pessoa. Aliás, muito da beleza de uma obra de arte está justamente no significado que ela tem para cada um.

Por isso, é sempre importante que os professores não sejam meros agentes para repassar conhecimentos pré-estabelecidos. Se não houver a sensibilidade para convidar os alunos à reflexão, podem acabar impondo respostas.

Construir bons hábitos para levar por toda a vida requer tempo e paciência. Por isso, pode ser apertado e apressado explorar tudo que a literatura tem a oferecer em 50 minutos na sala de aula.

A falta de regras rígidas sobre horários e locais tornam o momento da leitura mais leve. Em casa, a liberdade dá espaço para que surjam interpretações sobre os livros que vão além dos objetivos que os adultos propõem.

Oportunidades para explorar a individualidade

Em muitos casos, são os professores que escolhem a obra para trabalhar com a turma. Quando muito, é o conjunto de alunos que faz uma espécie de votação informal para decidirem que livro será lido.

Com isso, não se leva em conta a individualidade da criança que tem gostos que diferem da maioria. E a verdade é que todo mundo tem lá as suas particularidades e preferências.

Em casa, a criança é vista com mais proximidade, com seus pensamentos, questionamentos, sentimentos, emoções e vivências. Ela desempenha um papel enorme e ativo em quase todos os momentos em família.

Livros na estante. Imagem ilustrativa texto ler em casa e na escola.

A liberdade de escolha sobre os títulos que mais atraem permite explorar a individualidade. Na hora da história, ela não é passiva, ou seja, aquela que precisa ficar quieta, escutando e sem interromper para não atrapalhar a leitura.

O encontro entre leitura e diversão

Pense em como é fácil associar muito do que se faz na escola com os estudos e as obrigações. Por isso, pode ser desafiador cumprir com o que o currículo escolar exige e, ao mesmo tempo, apresentar a leitura como algo prazeroso.

Então, é fundamental que os próprios professores entendam o valor individual de cada leitura. É comum, por exemplo, que eles não tenham influência sobre os livros que a coordenação pedagógica escolhe.

Tanto os educadores como a família desempenham papéis importantes no incentivo à leitura. Em casa, os momentos com os livros infantis podem, facilmente, fazer parte das brincadeiras.

O tempo livre permite apreciar o texto, as ilustrações e o projeto gráfico enquanto arte, mesmo que a criança não tenha consciência disso. Quando a leitura faz parte do cotidiano, é muito mais provável que se torne um hábito.

Para ler bem em casa e na escola

Os leitores autônomos são aqueles que leem por iniciativa própria, não porque a escola pede. Pensando nisso, um clube de assinatura de livros infantis pode ser o que você busca.

Para incentivar uma criança a ler em casa e na escola, conheça o Clube Foca. Veja como receber todo mês, no conforto da sua casa, um livro escolhido para valorizar os momentos em família.

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