You are currently viewing Livros e brincadeiras têm tudo a ver. Acompanhe!

Livros e brincadeiras têm tudo a ver. Acompanhe!

Mulher lendo para crianças. Imagem ilustrativa texto livros e brincadeiras.

A infância é uma fase marcada pelas descobertas e pelo aprendizado. Livros e brincadeiras ajudam a apresentar o mundo à criança e, por isso, são essenciais a um desenvolvimento pleno.

Sempre é uma boa hora para crianças e adultos lerem um bom livro juntos: os minutos antes de dormir, a hora do banho, os passeios em família… São momentos alegres, criando memórias que são levadas para a vida toda.

O importante é encontrar situações e lugares em que a leitura possa ser inserida de forma confortável e acessível para a criança.

Se ela estiver se divertindo enquanto lê, as histórias se tornam memoráveis, relacionando cada uma a uma ocasião gostosa diferente.

Ler por prazer

As palavras, os sons, a musicalidade, as imagens podem ser vistas como os primeiros objetos do brincar. É como disse Paulo Freire: “A leitura do mundo precede a leitura da palavra.”

Com o tempo, a leitura passa a fazer cada vez mais parte da comunicação, das interações do dia a dia e da articulação das ideias.

No entanto, muitos adultos não têm o hábito de ler livros nem mesmo sozinhos. Isso ocorre sobretudo para aqueles que, desde a infância, tiveram a leitura apresentada como algo chato.

Veja bem, é muito fácil para qualquer pessoa criar aversão a tudo aquilo que está ligado às obrigações.

Mulher mostrando livro a crianças. Imagem ilustrativa texto livros e brincadeiras.

A verdade é que os livros não devem servir como meros instrumentos de avaliação do comportamento ou da inteligência. O ideal é que eles façam parte das brincadeiras do dia a dia, sem cobranças.

Como unir livros e brincadeiras?

Estimule a criança a tomar parte nas diversas formas de brincadeira e a usar os vários tipos de linguagem. Convide-a a se inspirar nos livros que mais gosta e inventar uma encenação para a história preferida, por exemplo.

Aliás, se tem uma coisa tão legal quanto brincar é desenhar: reproduzir o que se vê nas páginas, retratar passagens que não estão ilustradas, usar a criatividade e imaginar os personagens em outras situações…

Também é interessante que o adulto que faz a leitura compartilhada esteja totalmente envolvido na história. Isso inclui em encenar, fazer vozes, entonações na narração e até criar efeitos sonoros.

São esses detalhes que dão vida aos personagens, à história e fazem a mágica da literatura acontecer. Isso possibilita a aproximação com a leitura e cria laços afetivos entre o livro, a criança e o adulto.

Participe de um clube de assinatura de livros infantis

Para que os livros estejam presentes em todos as ocasiões gostosas da vida, é importante ter variedade e opções de escolha. Por isso, participar de um clube de assinatura de livros infantis é uma boa ideia.

Assim, a cada mês, a criança conhece um título novo. Em pouco tempo, ela já terá uma pequena biblioteca em casa para escolher o que quer ler em cada momento.

Você também acha que livros e brincadeiras têm tudo a ver? Então te convido a conhecer os períodos de assinatura do Clube Foca. Todos os títulos são selecionados para a leitura em momentos inesquecíveis em família.

Deixe um comentário