You are currently viewing Dia da Família homenageia pessoas essenciais em nossas vidas

Dia da Família homenageia pessoas essenciais em nossas vidas

Família é amor, carinho, apoio, coragem, proteção, respeito, amizade, entre muitas outras coisas. O Dia da Família, celebrado em 8 de dezembro, só ressalta a importância desse porto seguro em nossas vidas.

Estou falando daquelas pessoas que são nossa primeira referência do mundo ao redor. É com elas que contamos para o nosso desenvolvimento educacional, cultural, social, emocional, moral e ético.

Conforme crescemos, a família nos traz a sensação de pertencimento e nos preenche. Ao mesmo tempo, evidencia o valor que cada um de nós tem.

Silhueta de pessoas dançando ao pôr do sol. Imagem ilustrativa post Dia da Família.

Com certeza, você já ouviu falar que é a união que faz a força. Pois é o amor que sentimos que nos dá coragem e força para lutar não só uns pelos outros, mas por nós mesmos.

A quem homenageamos no Dia da Família?

Desde o decreto assinado em 1963, o Dia da Família é comemorado todo 8 de dezembro no Brasil. A data é feriado facultativo em diversas cidades brasileiras.

Na verdade, a instituição é tão importante que ainda há outras duas lembranças oficiais ao longo do ano:

O Ministério da Educação (MEC) instituiu 24 de abril como o Dia Nacional da Família na Escola. Já 15 de maio, é Dia Internacional da Família, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Uma pessoa da nossa família pode ser alguém com quem temos um ancestral em comum. Ou então, é aquela que não é do nosso sangue, mas a escolhemos para, juntos, constituirmos uma nova linhagem.

Pensando dessa forma, consideramos como família as pessoas com quem temos um grau próximo de parentesco. Ainda assim, esse conceito pode ir além do tradicional, com um pai e uma mãe.

Cada vez mais, vemos que há várias possibilidades de formações. A ideia pode ser muito mais ampla. Afinal, mais importante do que os laços de parentesco são os de afeto.

Claro, a nossa família não é perfeita. A verdade é que nenhuma é. Mas é com essas pessoas, sejam elas escolhidas por nós ou não, que compartilhamos e multiplicamos nossas alegrias.

Mãe e filho deitados no feno. Imagem ilustrativa texto Dia da Família.

Ainda assim, o real apoio deve se mostrar também nos momentos difíceis. São aquelas horas em que precisamos de uma sustentação. Comparativamente falando, é como a rede de proteção para um trapezista.

Aproxime-se das pessoas que ama cada dia mais!

Os ocasiões que juntam filhos, pais, irmãos, avós e netos são tudo de bom, não é mesmo? Subjetivamente, você transmite a mensagem de que estará por perto sempre que eles precisarem da sua companhia.

O valor da família é construído em pequenos gestos do dia a dia. Coisas simples são capazes de proporcionar memórias felizes que acompanham as crianças por muitos anos, até a vida adulta.

No entanto, a montanha de obrigações e distrações que temos diariamente, muitas vezes, faz com que deixemos de lado esses momentos compartilhados.

Por isso, faço aqui um convite para que você aproveite cada dia mais a companhia das pessoa que ama.

Os livros divertem, fortalecem vínculos e geram lembranças felizes. Além disso, criam oportunidades para conversar com as crianças sobre tudo: a importância de saber lidar com as emoções, o respeito, o compartilhamento, a empatia…

Ao participar de um clube de assinatura de livros infantis, você e sua família receberão um livro novo mensalmente. No Clube Foca, todos os títulos são selecionados pensando nos momentos gostosos de leitura compartilhada.

Neste Dia da Família, pense em dar um presentão não só para as pessoas que mais ama no mundo, mas também para si. Conheça as modalidades de assinatura do Clube Foca.

Deixe um comentário