Em sua casa, existe aquele momento diário dedicado à leitura? Se sim, provavelmente, você já teve de lidar com a repetição. Saiba que isso não é, necessariamente, um problema. Na verdade, está longe disso!
Você tenta influenciar a criança a conhecer um livro novo, mostrando todas as vantagens. Mesmo assim, ela continua pedindo aquela história que já conhece. Experimente só pular uma única página e veja como ela percebe logo.
Algo semelhante ocorre quando ela brinca, usa uma fantasia ou assiste sempre a um mesmo filme, episódio de desenho ou vídeo no YouTube. Até os cinco anos de idade, esse comportamento não só é normal, mas também saudável.
Quais são as vantagens da repetição?
Certamente, a insistência para ler ou ouvir a mesma coisa todas as noites pode ser bem chato. Ainda assim, saiba que é bom dar atenção a esse pedido. Abaixo, entenda por que isso acontece e como influencia no desenvolvimento.
Desenvolve interesses
Suponhamos que uma criança tenha tido uma experiência positiva com um livro. Depois disso, passar a querer resgatar aquela sensação inicial a cada nova leitura.
A infância é uma fase em que as pessoas desenvolvem boa parte dos interesses que as acompanharão por toda a vida. Assim, é normal que, após a descoberta, venha a obsessão por um tema.
Ao decorar falas dos personagens e momentos nas narrativas, os pequenos se tornam mais hábeis para fazer algo que adoram: repetir aquilo que veem e ouvem. Além disso, reforça os laços de afeto com a pessoa que lê com ela.
Traz o conforto da rotina
Estabelecer rotinas é outra parte importante do desenvolvimento infantil. Fazer algo que, antecipadamente já se sabe como funciona é uma boa maneira de adquirir noções como essa.
A repetição ajuda a formar indivíduos autônomos. Para ter autonomia, é importante, primeiro, ter segurança no que se faz. Assim como ocorre com os adultos, essa segurança só vem ao fazer aquilo que se conhece bem.
O desconhecido traz ansiedade. Ler uma mesma história várias vezes, bem como ter um horário diário reservado para ela traz a sensação de que as coisas estão sob controle.
Amplia a linguagem
Na infância, várias capacidades são desenvolvidas. Uma delas é a de concentração. As ilustrações, as histórias, as músicas e os personagens possuem tantos detalhes que tornam impossível captar tudo de uma vez.
A cada leitura, é estabelecida uma nova relação com o texto e uma nova camada é acrescentada para aumentar o conhecimento. Ao contrário do que parece, ler ou ouvir o mesmo texto todas as noites amplia o vocabulário.
Até mesmo a criança que ainda não foi alfabetizada pode saber tudo o que está escrito em uma página. Ao fazer associações entre aquilo que ouve e as letras que vê, ela consegue identificar o que aquelas palavras representam.
Fixa ideias
Talvez você se preocupe que a criança não aprenda coisas novas. Embora pareça que ela está perdendo tempo vendo de novo aquilo que já conhece, é possível que esteja acontecendo justamente o contrário disso.
A repetição é uma das portas de entrada para o aprendizado. Muitas vezes, ela é necessária para abrir caminhos cerebrais novos. Por meio dela, a criança fixa as informações e descobertas, inclusive as de fora do livro.
É só pensar em como muitas brincadeiras e atividades na escola se baseiam na repetição para reforçar ideias. O dever de casa nada mais é do que repetir aquilo que foi visto em sala de aula.
Que cuidados é preciso ter com a repetição?
Procure saber por que a criança tem uma ligação tão forte com aquele livro, desenho, filme etc. Perceba se ela realmente gosta daquilo ou se está apenas replicando algo inconscientemente.
Avalie se o costume deixou de ser prazeroso para virar obrigação. Ou seja, ela não desenvolve mais nada com aquele tema, mas, mesmo assim, se recusa a mudar o hábito, que se tornou algo como um “ritual”.
Observe se há alguma variação, mesmo que pequena, dentro daquele universo que tanto a encanta. Por exemplo, se ela quer ler outros livros da mesma série ou se quer interpretar personagens diferentes a cada vez.
Nesses casos, a repetição não deve ser motivo para preocupação. De toda forma, é bom que você continue apresentando livros que chamem a atenção e que ofereçam oportunidades para novas experiências.
Tudo com muito jeitinho e sem insistência, é claro. Caso contrário, a criança pode acabar automaticamente rejeitando os outros livros, mesmo sem conhecê-los.
Se preferir, faça um acordo. Por exemplo, combine que vocês continuarão voltando a história preferida dela, mas que, a cada dois dias, irão ler uma coisa nova.
Não deixe que a repetição seja um problema!
Bem, você já sabe que haverá histórias que a criança vai querer ouvir várias vezes. Que, pelo menos, elas sejam boas, não é mesmo? Pois uma curadoria feita por especialistas é uma forma de garantir a qualidade dessas leituras.
Além disso, é claro que chegará a um ponto que a própria criança terá se cansado da história. Para garantir que a literatura se mantenha como algo interessante, é importante que ela tenha opções e liberdade de escolha.
Pensando nisso, participar de um clube de assinatura de livros infantis é uma ótima ideia. Assim, todo mês chegará um livro novo e, em pouco tempo, você já terá uma pequena biblioteca em casa.
Conheça os períodos de assinatura do Clube Foca e não se preocupe com a repetição. Os outros livros continuarão lá, esperando pelo momento que a criança estiver pronta para conhecê-los e se encantar por eles.