A foca não é um bicho fofo? Você sabia que ela também é dócil e de fácil contato com os humanos? Não à toa, algumas pessoas a conhecem como “cachorro do mar”.
Aqui vão algumas curiosidades: a foca é muito apegada ao ambiente onde vive. Para que você tenha ideia, cada uma tem um local especial para a procriação, que usa durante a vida toda.
Com a ajuda e o carinho dos pais, um filhote de foca se desenvolve rapidamente. Aos seis meses de vida, já até consegue nadar sozinho.
As crianças, por sua vez, adoram o animal. Tanto que o maior canal infantil do YouTube também tem a foca como mascote. No entanto, saiba que não escolhemos ela como mascote do nosso clube só por causa disso.
Bons momentos em família
Sim, você adivinhou: a nossa intenção é fazer um trocadilho com “foco”, ou seja, a determinação para alcançar um objetivo. Para isso, a atenção não deve ser desvirtuada para as coisas que surgem ao longo do caminho.
A verdade é que a nossa rotina tem se tornado cada vez mais corrida. Além das obrigações diárias, somos cercados pelo excesso de informações e pelas distrações no celular, na TV e nos jogos eletrônicos.
Com isso, hábitos saudáveis, como a leitura, e a reserva de um momento diário com a família são práticas que têm se extinguido.
Pensando nisso, a foca, animal com várias espécies em vias de extinção, também vem como uma forma de lembrança: tudo aquilo a que não damos o devido cuidado pode acabar indo embora e sumindo para sempre.
Você não quer isso, quer? Então, estabeleça quais são as prioridades na sua vida: se é o trabalho, os estudos, a família, as amizades, o casamento, as diferentes formas de entretenimento…
O foco nas tarefas do seu dia a dia te permite administrar melhor o tempo. Isso possibilita que você encontre um espaçozinho na agenda para aquilo que realmente importante e que, muitas vezes, acaba ficando de lado.
Poder da leitura
É interessante ter um cantinho para guardar os livros e fazer as leituras compartilhadas. Ter um lugar próprio para o transporte para o mundo da imaginação traz um foco diferenciado para aquela parte da casa.
A propósito, uma dica para você que quer fazer um cantinho desses: para que a leitura seja mais focada, escolha um ambiente que não seja movimentado ou barulhento.
Ao ler com a criança, concentre-se na história. Desligue o celular ou qualquer outra coisa que possa tirar o seu foco.
Isso te permitirá dar a atenção devida às emoções que a narrativa pede. O próprio livro dá dicas de qual é a entonação ideal e quais são os momentos certos para mexer com a expectativa de quem ouve.
Ainda assim, entenda que a criança é a protagonista desse momento. Perceba como ela reage às cenas da história e à forma como você lê.
Os pequenos são capazes de enxergar coisas que, em boa parte das vezes, passam despercebidas pelos adultos.
As ilustrações costumam ser ricas em elementos para chamar a atenção da criança. É como se os olhos dela fossem lentes de uma câmera com um foco especial para dar nitidez a esses detalhes.
Venha fazer parte do Clube Foca!
Antes de finalizarmos, mais uma informação: são muitas as pesquisas que mostram que a criança que tem o hábito de ler com a família tende a ter maior foco também nos estudos.
A capacidade de concentração leva ao bom rendimento escolar, o que, por sua vez, leva ao sucesso em vários campos da vida adulta.
Bem, é isso. O nosso clube foi pensado para que você tenha maior foco na leitura de qualidade e nos momentos felizes com as pessoas que mais ama no mundo.
Por isso, venha fazer parte do nosso clube de assinatura de livros infantis. Ah, e um abraço de foca bem apertado para você!