As características que a leitura desenvolve durante a infância são levadas para a vida toda. Estudos mostram que as pessoas estimuladas a ler desde cedo tendem a alcançar sucesso acadêmico, profissional e social.
Sabe o que é o melhor? Não existe hora certa para incorporar os livros na rotina. O hábito pode começar, inclusive, quando o bebê está na barriga da mãe. Nessa fase, reconhecer as vozes dos pais acalma e traz segurança.
Depois do nascimento, mesmo sem ter aprendido o significado das palavras, a interação com os livros já começa a trazer benefícios. A seguir, confira as principais habilidades que a leitura desenvolve.
1. Exploração do mundo ao redor
As descobertas e as vivências da infância desempenham papel importante no amadurecimento humano. A exploração dos sons, das formas e das cores são ótimo ponto de partida para isso.
Ao ver que há muito mais do que aquilo que está em volta, a criança é estimulada a ampliar os horizontes. Ela é convidada a desbravar o mundo e descobrir novas histórias.
Por isso, aproveite para encorajar o hábito de ler e apresente livros que provoquem a curiosidade. Normalmente, os textos e as ilustrações das obras infantis já são pensados com esse propósito.
2. Força para superar dificuldades
Histórias envolventes, com personagens que acompanham a criança em seu cotidiano, proporcionam experiências riquíssimas. Elas representam versões alternativas do mundo real.
Boa parte delas mostra como é inevitável ter que lutar contra as adversidades que surgem vida. É dessa forma que simbolizam as batalhas que todos temos que enfrentar e sugerem soluções possíveis.
Por mais difícil que pareça, sempre há uma saída. Os esforços das personagens quase sempre levam à superação e à vitória. No caso das perdas, mostram que nem tudo é o “fim do mundo”.
3. Percepção dos próprios sentimentos
Obras infantis tratam de temas existenciais de forma direta e simplificada. É o suficiente para fazer rir, chorar, sentir carinho, medo etc. Isso possibilita à criança conhecer com mais clareza os próprios sentimentos e emoções.
O bem e o mal aparecem de forma nítida por meio das personagens e suas ações. Assim, é possível vivenciar as experiências boas e ruins, com a segurança de que as histórias se passam em mundos fictícios.
Ao conhecer aquela outra realidade, ela lida melhor com a diversidade, a pluralidade cultural e sabe se colocar no lugar do outro. Além disso, tem facilidade de dividir conhecimento, espaço, brinquedos e outros objetos.
4. Habilidades sociais e de linguagem
Quem lê tende ser mais sociável e não ter medo de se expor. Normalmente, a criança gosta de recontar e recriar histórias, de acordo com sua interpretação. Por isso, podemos dizer que a leitura ajuda a combater a timidez.
Se ela já lê em casa, chega à escola mais íntima dos sons, letras, formas e cores. Com a linguagem e a comunicação desenvolvidas, se torna mais segura, o que contribui para o seu rendimento escolar.
A criança leitora é mais participativa, criativa, atenta, tem vocabulário amplo, boa memória e raciocínio fluido. Assim, se torna mais competente para ler desde as linguagens não verbais até os textos mais complexos.
5. Abertura dos horizontes
Os livros trazem muitas noções sobre história, sociologia, filosofia, política etc., mesmo que a criança não saiba esses nomes. Assim, as histórias informam, sem que ela perceba e sem dar a impressão de ser uma aula chata.
Eles também mostram outros lugares, épocas, regras sociais, crenças e pensamentos. Com isso, levantam questionamentos e possibilidades para mundos que a criança ainda não conhece.
Ao mesmo tempo, ela assimila melhor a cultura e a sociedade em que está inserida. É assim que ela assume uma postura mais ética e reflexiva em relação a diversos assuntos que fazem parte do seu cotidiano.
Leitura desenvolve habilidades na escola e em casa
Viu só quantas capacidades importantes a leitura desenvolve? Com bons hábitos adquiridos desde cedo, é mais fácil se tornar um adulto leitor, que sempre busca se aprofundar e conhecer novas habilidades.
Mas atenção: não seja dessas pessoas que delegam a função exclusivamente à escola. Saiba que os pais são os principais responsáveis por iniciar esse estímulo nos filhos.
Se os livros estiverem mais associados às brincadeiras em casa do que as obrigações da escola, melhor para que as habilidades sejam incorporadas. Em casa, ainda há a liberdade de escolher o livro que vai ler.
Nas leituras compartilhadas, a criança estreita os laços afetivos com quem lê com ela. São momentos que ficarão eternizados na memória afetiva. Por isso, aposte no poder da literatura!
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