You are currently viewing Ler para o bebê será ainda melhor se você seguir essas 10 dicas!

Ler para o bebê será ainda melhor se você seguir essas 10 dicas!

Ler para o bebê é algo capaz de acalmá-lo, até mesmo quando ele está na barriga da mãe. Por incrível que pareça, só de ouvir o tom da voz dos pais, dos irmãos e das outras pessoas da família, já dá para captar muito.

Muitas famílias buscam estreitar os laços de afeto, mas não sabem, exatamente, quais são as melhores maneiras de fazer isso. Como o bebê ainda está aprendendo a se expressar, saber como interagir pode ser desafiador.

Homem com bebê no colo, lendo. Imagem ilustrativa texto ler para o bebê.

Para quem está meio perdido, saiba que um livro é um excelente instrumento para dar um norte.

Mesmo que pareça estranho ler com quem ainda não compreende o sentido das palavras, o hábito fortalece o vínculo afetivo e o gosto pelas histórias. A seguir, confira algumas dicas que separamos para você.

1. Comece a ler para o bebê ainda na gravidez

Reconhecer vozes familiares traz sensações gostosas, como conforto, acolhimento e segurança. Ainda na barriga, o bebê já entende que está cercado de pessoas que o amam e cuidam dele.

Então, comece desde cedo a construir uma relação saudável. Na gravidez, a leitura não precisa, necessariamente, ser de um livro infantil. Ler em voz alta algo do seu interesse também pode ser usado para criar uma conexão.

2. Conheça a história com antecedência

O ideal é que a experiência seja gostosa tanto para quem faz a leitura como para quem a escuta. Por isso, procure ler para o bebê um livro que você também gosta.

Então, conheça a história antes e veja se você se diverte, se emociona ou se encanta com ela. Isso também te ajudará a saber os momentos certos de tensão da narrativa e fazer as entonações mais adequadas durante a leitura.

3. Incorpore o espírito da narrativa

Ao longo da leitura, facilmente, você transmite a emoção que a narrativa pede. Empreste sua voz ao texto, incorporando aquilo que está lendo. Dê ênfase aos momentos de suspense e faça tons diferentes para cada personagem.

Bebê no colo da mãe com livro. Imagem ilustrativa texto ler para o bebê.

Crie ainda mais envolvimento com expressões faciais e use todo o corpo. O próprio livro te dá algumas dicas. Por exemplo: letras pequenas podem representar um cochicho, enquanto as grandes podem significar um grito.

4. Preste atenção às reações da criança

Lembre-se de que, no momento da leitura, a protagonista ainda é a criança. Enquanto você faz os gestos, sons e expressões, é normal que ela queira te imitar. Assim, vai aprendendo como tudo isso funciona na comunicação.

Por isso, a leitura o ajuda a exercitar o foco e a se expressar melhor. Quando começarem as aulas na escolinha, ela terá um preparo melhor para aprender. Bem desenvolvida, essa habilidade pode ser levada para o resto da vida.

5. Não exija muito da experiência

Apesar do que já dissemos aqui, não se preocupe com o desenvolvimento cognitivo do bebê nessa época. Isso pode até acontecer, mas não precisa ser esse o seu objetivo.

Portanto, adeque as suas expectativas. Aliás, você não precisa esperar sequer que ele entenda a história. Mais importante do que isso é que ele, em algum nível, se conecte com a leitura.

6. Incentive a exploração do livro por inteiro

A partir dos seis meses, as cores chamam muito a atenção. Dos nove aos onze, surgem as imagens preferidas em cada obra. Quase sempre, são ilustrações de personagens e objetos parecidos com o que você tem em casa.

Deixe que o bebê se familiarize com o livro enquanto objeto. Os títulos para a primeira infância têm formatos diferenciados e são feitos com materiais próprios para que sejam explorados sem estragar ou causar acidentes.

Bebê sentado no chão, com livros na estante ao fundo.. Imagem ilustrativa texto ler para o bebê.

7. Seja paciente

Ao ler para o bebê, não espere que ele vá ficar quietinho no seu colo o tempo todo, prestando atenção à história. Prefira uma leitura curta, já que, dificilmente, você conseguirá manter a atenção dele fixada por muito tempo.

Mesmo que tenha se levantado para ir pegar um brinquedo, saiba que ele está atento. Procure não desistir da leitura ou perder a paciência por causa disso. Afinal, para os pequenos, o momento faz parte das brincadeiras.

8. Procure ler com o bebê sempre que possível

Como tudo na vida, a prática leva à perfeição. Então, a cada leitura compartilhada, você vai aprendendo como dar cadência, ritmo, entonação e fluência da melhor forma.

Além disso, crianças pequenas adoram a repetição. Portanto, não há problema em reler várias vezes o mesmo texto. Isso vai ajudar, inclusive, no desenvolvimento das preferências.

9. Dê opções de leitura

Na hora da leitura, é interessante que o bebê não esteja no carrinho ou no berço, mas sim no seu colo. Também é bom que você procure ter vários livros em casa e deixe-os sempre ao alcance.

Isso facilita a familiarização com os objetos e até mesmo a busca de alguns por conta própria. Aposte na variedade: texturas, sons, historinhas curtas, contos de repetição, poesia, rimas, brincadeiras, livros só de imagem, e por aí vai…

10. Participe de um clube de assinatura

Ainda pensando em oferecer variedade, uma ótima opção é participar de um clube de assinatura de livros infantis. Em pouco tempo, você já terá em casa uma pequena biblioteca, para pegar um livro novo na hora que quiser.

Se você acredita na importância de ler para o bebê e que as crianças adquiram bons hábitos desde cedo, conheça o Clube Foca. Além de os títulos serem selecionados com carinho, eles são específicos para cada faixa etária.

Deixe um comentário